Notícias

VOLTAR

Outubro Rosa – Rede Feminina de Combate ao Câncer de Navegantes

Outubro Rosa – Rede Feminina de Combate ao Câncer de Navegantes

Uma das entidades beneficiadas pelo projeto Troco Solidário do Supermercados Koch em Navegantes é a Rede Feminina de Combate ao Câncer; que iniciou suas atividades em outubro de 2009 na cidade de Navegantes. A Sra. Odivéte Gaya, inicia um movimento para implantação da Rede neste município. Com o apoio das Sras Clarinda Maria Gaya, Eliana Clementina Lopes Cabral e Ana Maria Feller Rescaroli (in memoriam); no dia 11 de janeiro de 2010 foi realizada a primeira Assembleia Geral para decidir sobre a fundação da referida instituição, votar seu estatuto e eleger o Conselho diretor e fiscal. Sendo eleita por consenso para primeira presidente a Sra. Odivéte Gaya. Assim no dia 27 de janeiro de 2010 foi realizada a solenidade Oficial de Implantação da Rede no município de Navegantes. Esta que tem como finalidade: Executar e promover, sob orientação e assistência médica, serviços de educação e de esclarecimentos sobre o “câncer”. Prestar auxílio e promover assistência médica para exames preventivos e para diagnóstico precoce do “câncer”. Prestar serviços de natureza assistenciais ou filantrópicos a entidade jurídicas, desde quem tenha existência legal, ou pessoas físicas, de forma permanente sem qualquer discriminação de clientela. Prestar assistência aos portadores de câncer e promover as famílias das pessoas assistidas pela Rede.

Atualmente a Rede possui sua Lojinha da Roupas, onde comercializa produtos e roupas usadas, funciona de segunda a sexta das 13:30 as 17h, no endereço Rua Aníbal Gaya, 421 – Centro, Navegantes/SC. No mesmo endereço, todas as segundas-feiras das 13h as 17h, as voluntárias encontram-se para fazer e produzir itens de artesanato que são comercializados, atualmente a renda desses setores é convertida para a construção da sede da entidade, que está sendo construída na Av Conselheiro João Gaya. Há ainda atendimento no Centro de Referência do Homem e da Mulher do município dando apoio as mulheres e pacientes portadores de câncer e também faz semanalmente visitas domiciliares.

A Rede Feminina realiza atividades durante o ano para arrecadar verba para finalizar a construção de sua sede, sendo uma delas com o auxilio da Rede Koch Supermercados com o troco solidário onde são feitos repasses trimestrais do valor arrecadado. Os valores arrecadados também auxiliam em exames para pacientes urgentes que não conseguem a devida eficiência no atendimento do SUS, sendo que passam por uma triagem. No presente momento a Rede é constituída por uma diretoria formada por 13 membros e um cadastro de 40 voluntárias ativas, lutando pela construção de sua sede para intensificar o atendimento e apoio a prevenção e acompanhamento dos portadores de câncer.